Todos os seres humanos deveriam ter o direito garantido na constituição de seu país de praticar uma arte marcial. Os benefícios da arte marcial são enormes, a começar pela saúde física do ser humano. A prática de exercícios físicos rotineira é mais do que recomendada por qualquer especialista.
Mais importante que isso, é a disciplina ensinada e compartilhada por todos, lutar é diferente de brigar, lutar em condições de igualdade e respeitando o adversário é uma lição de vida. Nenhum "atleta marcial" bate em ninguém, em geral nunca usam suas artes na rua, ou em qualquer lugar que não seja o de sua prática. Daí vem uma terceira vantagem, "as artes marciais tornam as pessoas mais pacíficas".
O que se vê denegrindo algumas artes, como o jiu jitsu por exemplo, são bandidos, que com a intenção de bater em alguém entram para praticar a arte, mas estes não são atletas marciais, não foram criados na arte, se o fossem, não seriam os delinquentes que são. Talvez se tivessem praticado o mesmo jiu jitsu desde pequeno seriam pessoas pacíficas e mais estruturadas mental e fisicamente.
No país em que vivemos, classifico a capoeira como a arte mais democrática, uma das únicas a que o pobre, alguns, tem acesso, pois é compartilhadas nas ruas e de forma gratuita em alguns lugares.
Por quê não temos artes marciais no currículo escolar?
A foto deste post, foi feita após um exame de faixa do Karatê. Observem o orgulho da promoção de faixa estampado no rosto destas crianças. Você acha justo que nem todos tenham o direito a este orgulho e a esses ensinamentos? Eu não.